Ministério da Agricultura confirma foco de Vassoura-de-Bruxa da Mandioca em território indígena no norte do Pará 515713

O Globo - https://oglobo.globo.com/economia/ - 20/05/2025
Ministério da Agricultura confirma foco de Vassoura-de-Bruxa da Mandioca em território indígena no norte do Pará
Até o momento, não há registro de suspeitas em áreas comerciais de produção nem interceptação de material vegetal suspeito nas barreiras de fiscalização instaladas no norte do estado

Por O Globo - Brasília
20/05/2025 19h49 Atualizado há 12 horas

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou o primeiro foco da praga Vassoura-de-Bruxa da Mandioca (Ceratobasidium theobromae) no estado do Pará. A ocorrência foi registrada na Terra Indígena do Parque do Tumucumaque, localizada no extremo norte do município de Almeirim, próxima à fronteira com o Suriname, de acordo com nota divulgada nesta terça-feira.

A inspeção foi realizada em 28 de abril por técnicos da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Amapá (SFA/AP) e da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro), após recebimento de denúncia.

As plantas com sintomas suspeitos estavam na Aldeia Bona, localizada na Terra Indígena do Parque do Tumucumaque. Duas amostras de material vegetal foram coletadas e enviadas para análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás (LFDA/GO). Os laudos oficiais confirmaram a presença da praga em ambas as amostras.

O foco encontra-se em uma área remota, de difícil o, onde vivem comunidades indígenas com vínculo istrativo apenas com o estado do Amapá. A região está distante das principais zonas produtoras de mandioca no Pará e só é ível por meio de voos fretados.

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), em parceria com o Mapa, realiza levantamentos fitossanitários em todo o estado como parte do Plano Emergencial para Prevenção da Vassoura-de-Bruxa da Mandioca. Até o momento, não há registro de suspeitas em áreas comerciais de produção nem interceptação de material vegetal suspeito nas barreiras de fiscalização instaladas no norte do estado.

"O Mapa atua de forma coordenada com os órgãos estaduais de defesa agropecuária na vigilância, diagnóstico e contenção da praga, reforçando medidas de biosseguridade e evitando sua disseminação para áreas comerciais", disse, em nota.


https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2025/05/20/ministerio-da-agricultura-confirma-foco-de-vassoura-de-bruxa-da-mandioca-em-territorio-indigena-no-norte-do-para.ghtml
PIB:Amapá/Norte do Pará

Related Protected Areas: u5z62

  • TI Tumucumaque
  •   6w3t4r

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.